Explorando os Sabores da Amazônia Além das Fronteiras

 

A biodiversidade da Amazônia não é apenas uma fonte de medicamentos e cosméticos, mas também um tesouro gastronômico que vem ganhando destaque. Nesse contexto, a Manioca, um empreendimento inovador, tem desempenhado um papel crucial em trazer os ingredientes tradicionais da região para o dia a dia dos brasileiros em todo o país.

Fundada há uma década, a Manioca transforma ingredientes amazônicos como tucupi, cupuaçu e cumaru em uma variedade de produtos, incluindo temperos, molhos, geleias, granolas, farinhas e farofas. A CEO da empresa, Joanna Martins, destaca que o diferencial não está apenas na valorização desses ingredientes, mas também na inspiração que proporciona a outros empreendedores interessados em explorar a biodiversidade local.

“Existe um valor gigantesco nesse território que muitas vezes não é percebido. O trabalho da Manioca não apenas como uma marca local, mas que alcança o mercado nacional e internacional, tem um impacto significativo no ecossistema empreendedor, inspirando jovens e gerando oportunidades de prosperidade e riqueza”, afirma Joanna.

Para garantir que os sabores amazônicos sejam apreciados em todo o país, a Manioca trabalha em parceria com pequenos produtores locais, que desempenham um papel fundamental na valorização e preservação das riquezas da Amazônia.

Além disso, a empresa vislumbra oportunidades de internacionalização, especialmente com a realização da Conferência do Clima da ONU em Belém, em 2025. Joanna acredita que esse evento pode ser uma oportunidade para apresentar a região ao mundo e estabelecer conexões que impulsionem a economia local.

“A Amazônia é um tema global, mas muitas vezes desconhecido. A COP pode proporcionar uma vivência real do território amazônico, mostrando ao mundo as oportunidades que surgem a partir dessa região”, destaca Joanna.

Apoiando iniciativas como a Manioca, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) reconhece a importância da conservação da biodiversidade e da promoção da bioeconomia para o desenvolvimento sustentável do país. A utilização responsável dos recursos naturais não apenas reduz os impactos ambientais, mas também cria oportunidades de negócios sustentáveis, alinhadas com os princípios da sustentabilidade.

Nesse sentido, a liderança da indústria brasileira desempenha um papel crucial na construção de um futuro sustentável, como aponta a CNI, destacando o compromisso do país em enfrentar os desafios das mudanças climáticas e promover uma economia de baixo carbono.

Assim, iniciativas como a Manioca representam não apenas uma oportunidade de negócio, mas também um exemplo inspirador de como a valorização da biodiversidade pode gerar benefícios econômicos, sociais e ambientais para o Brasil e para o mundo.