Publicações técnicas e gratuitas reúnem políticas e soluções para auxiliar gestores públicos na promoção de práticas sustentáveis

 

Oferecer informações para a promoção de cidades sustentáveis e garantir políticas públicas que promovam inovação para a transição das cidades, tornando-as ambientes mais sustentáveis, são princípios fundamentais para uma boa gestão pública. Para atingir esse objetivo o OICS disponibilizou um conjunto de publicações online que abordam políticas e soluções para cidades mais sustentáveis, com diferentes enfoques como resíduos sólidos, energia, água, mobilidade e ambientes construídos.

As edições são parte das atividades desenvolvidas pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), através do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (OICS), em parceria com o Projeto CITinova, uma iniciativa multilateral que oferece soluções tecnológicas, metodologias e ferramentas de planejamento urbano para apoiar gestores públicos.

As publicações podem servir como insumo para apoiar gestores públicos e pessoas interessadas na pauta da sustentabilidade, seja na elaboração de projetos e políticas ou na aplicação prática de iniciativas urbanas em consonância com estratégias que dialoguem com as principais agendas para a sustentabilidade do país. Para isso, os conteúdos estão alinhados de acordo com desafios urbanos desenhados pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Para ler, não é necessário ser um especialista em meio ambiente: basta reconhecer a importância de pautas como saneamento para todos, segurança no abastecimento de energia, uso adequado do solo e práticas para minimizar ou eliminar impactos indesejáveis na economia, na sociedade e no meio ambiente.

Além da leitura, é possível navegar pelas soluções indicadas, clicando nos hiperlinks e conhecendo as aplicações práticas de iniciativas urbanas que caminham em consonância com políticas e estratégias que dialogam com as principais agendas para a sustentabilidade. Acesse:

 

 

Políticas e soluções para cidades sustentáveis: Resíduos sólidos

 

Políticas e soluções para cidades sustentáveis: Energia

 

Políticas e soluções para cidades sustentáveis: Água

 

Políticas e soluções para cidades sustentáveis: Mobilidade

 

Políticas e soluções para cidades sustentáveis: Ambientes Construídos

 

 

Projeto CITinova

 

O CITInova é um projeto multilateral que oferece soluções tecnológicas, metodologias e ferramentas de planejamento urbano para apoiar gestores públicos. Ele é realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com apoio do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês), implementação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e executado em parceria com a Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) e Porto Digital, Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e Secretaria do Meio Ambiente (SEMA/GDF).

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) tem entre seus objetivos promover e realizar estudos e pesquisas prospectivas de alto nível nas áreas de educação, ciência, tecnologia e inovação e suas relações com setores produtores de bens e serviços.

Com a parceria entre MCTI e CGEE, o CITinova cumpre com seu propósito de transformar o país através da produção de conhecimento, produção de riquezas e contribuir para a qualidade de vida dos brasileiros.

 

Projeto CITinova

Site: citinova.mcti.gov.br

Instagram: https://www.instagram.com/projetocitinova/

Facebook: https://www.facebook.com/projetocitinova

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/projeto-citinova

Comunicação CITINOVA: Mara Ribeiro (11) 99221-5201

 

CGEE

Site: https://www.cgee.org.br/

Instagram: https://www.instagram.com/cgee_oficial/