Professor e escritor Heldene Leicam lança dois novos livros na Bienal Internacional do Livro de Pernambuco

O escritor brasileiro, Heldene Leicam, estará desembarcando na XIV Bienal Internacional do Livro de Pernambuco. No dia 11 de outubro, estarão em lançamento os dois livros do autor “As Descobertas do Zulunga”, pela Editora Appris, e “Deninho e a Pecinha que Fazia Treco”, pela Editorial Casa.

O professor e jornalista Heldene Leicam vem se revelando no meio literário com sua característica multifacetada. O autor marcou presença na 40ª Bienal do Rio também em uma participação dupla, com o lançamento de seus terceiro e quarto livros. No dia 5 de setembro, também na Bienal do Rio lançou “As Descobertas do Zulunga” pela Editora Appris, seguido pelo lançamento de “Deninho e a Pecinha que Fazia Treco” em 8 de setembro, pela Editorial Casa.

“Ser escritor sempre foi um sonho daqueles trazidos da infância, visto que sempre fui apaixonado pela leitura. No entanto, nunca esperei ter a oportunidade de publicar uma sequência de livros em editoras renomadas e participar de um evento tão importante quanto a Bienal do Rio. É uma experiência incrível, cheia de surpresas e muita felicidade. Tanto a realização pessoal quanto profissional são imensas, principalmente pela possibilidade de contribuir com a cultura local e nacional”, afirma entusiasmado o autor.

O escritor já havia lançado em 2022 o livro “A Pecinha que Fazia Treco” pela Editora La Vita. Com este livro, logo com edição esgotada, conquistou com o Prêmio Melhor Livro Infantojuvenil Letras Virtuais 2023 no Prêmio Melhores do Ano de 2022 – Letras Virtuais, além de receber o título de Referência e Qualificação Literária Polímata pela Filos Editora, Academia Independente de Letras e Ordem Scriptorium pela publicação do seu trabalho “Etnomatemática: uma perspectiva sociocultural em educação matemática, publicado pela Editora Appris.

Já o livro “Etnomatemática: Uma Perspectiva Sociocultural em Educação Matemática”, sua segunda publicação, foi lançado na cidade de São Miguel do Gostoso e na cidade do Natal, no RN, e em Brasília/DF tendo venda esgotada no dia seguinte na Capital do País. Este livro, mais recomendado para educadores, mergulha o leitor no fascinante mundo da etnomatemática. Explorando as raízes culturais do conhecimento matemático, a obra revela como diferentes etnias abordam e aplicam a matemática em suas vidas cotidianas e ousa provocar um diálogo de educadores com as crianças dos diferentes contextos étnicos. Com 92 páginas e uma abordagem transdisciplinar, é um recurso valioso para educadores, curiosos e pais de crianças e adolescentes.

“As Descobertas do Zulunga” conta a emocionante aventura infantojuvenil protagonizada por um adorável gatinho chamado Zulunga. A obra, escrita de forma envolvente e acessível, introduz conceitos fundamentais de geometria e figuras geométricas presentes na natureza. Com 50 páginas e belas ilustrações, é uma leitura imperdível para crianças e adultos de coração jovem. Ousa na literatura literária fazer uma abordagem na qual o personagem vivencia de forma divertida e envolvente os fundamentos da Geometria e as formas geométricas existentes na natureza enquanto tem como cenário a típica fazenda sertaneja de geografia semiárida.

O quarto lançamento de Leicam é o infantojuvenil, “Deninho e a Pecinha que Fazia Treco”, que conduz os leitores em uma jornada única pelo semiárido nordestino, pelos olhos do personagem Deninho. O livro promove uma leitura interdisciplinar, celebrando o regionalismo e as características da região. Destinado a adultos e crianças curiosas, a história narra a busca de Deninho para desvendar um mistério intrigante, enquanto aprende a importância de obedecer à sua mãe. Com 32 páginas e uma narrativa envolvente, é uma oportunidade de encantar-se com as aventuras de Deninho.

“Que incrível ver um ascendente escritor brasileiro como o Heldene Leicam lançando novos livros emocionantes, tanto falando com quem fala com as crianças e adolescentes como falando diretamente com as crianças e adolescentes. Seus destaques em eventos como a Bienal do Rio 2023 e agora na XIV Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, só alegra esse ambiente literário”, afirma a também escritora Thalita Rebouças na Bienal do Rio, “Os títulos “As Descobertas do Zulunga” e “Deninho e a Pecinha que Fazia Treco” parecem cativar tanto crianças quanto adultos, proporcionando momentos encantadores através da literatura.”, conclui a escritora.

O Autor

Heldene Leicam é um escritor brasileiro nascido no Rio de Janeiro e radicado desde a infância em São Miguel do Gostoso, no litoral norte do Rio Grande do Norte. Além de professor na Rede Municipal de Ensino há 24 anos, Leicam é empreendedor social, produtor cultural e literário, e produtor de conteúdo para redes sociais. Com doutorado em Ciência da Informação, é pedagogo e jornalista, consolidando sua trajetória como uma figura inspiradora tanto no mundo da literatura quanto no campo educacional. Utiliza suas redes sociais, especialmente o Instagram em www.instagram.com/heldeneleicam onde divulga a literatura para o público de todo Brasil.

Os livros de Heldene Leicam podem ser adquiridos através do site da editora Appris, da Editorial Casa e na Amazon Brasil. Não perca a oportunidade de encantar-se com suas obras e explorar o mundo da literatura e da educação de uma maneira única. É uma oportunidade também única conhecer e se maravilhar com o talento desse autor em breve na Bienal de Pernambuco.