Pedagoga dialoga com as famílias sobre a importância de desacelerar a rotina

Marli Beraldi estreia na literatura infantil com uma obra bilingue para pais e filhos de diversas nacionalidades

Tem hora para tudo, inclusive para descansar. É essa a lição que a escritora e pedagoga Marli Beraldi traz na obra infantil As sobrinhas animadas e a titia estressada. Em formato bilingue português-inglês, o lançamento foi pensado para chegar a famílias das mais diversas nacionalidades e entregar a mensagem de que fazer pausas no cotidiano é necessário, e que nunca é demais relembrar familiares e amigos da importância de descansar.

Na contramão das histórias tradicionais de super-heróis adultos e cheios de responsabilidades, no enredo as crianças é que assumem o posto de heroínas quando auxiliam a tia sobrecarregada a revisitar o mundo lúdico, recheado de brincadeiras e poesia. Junto da mãe e da tia, as pequenas embarcam em uma viagem divertida a Jacareí, e é lá que descobrirão juntas como a vida pode ser mais leve.

Ao longo da história, o aprendizado da titia se transforma em troca quando ela vê a oportunidade de incentivar o espírito de empoderamento nas meninas. A mensagem é clara: a vida adulta sempre será mais feliz se cada um puder fazer o que gosta profissionalmente. E não há limitações, mulheres podem ser o que quiserem, professora como ela ou, também, maquinistas, equilibristas ou cientistas.

Que tal brincarmos também com o mundo das profissões? Médicas, dentistas, professoras e especialistas. E por que não, maquinistas, equilibristas ou cientistas? Não se limitem meninas aprendemos a lição. Somos meninas e a força está entre nós. (As sobrinhas animadas e a titia estressada, pgs. 21 e 22)

As ilustrações do italiano Giannicola Nicoletti conferem um olhar mais cosmopolita à obra: com diversidade de traços e técnicas, ele retrata personagens plurais e de outras nacionalidades, assim como bichinhos, brinquedos e belas paisagens para chamar a atenção dos pequenos leitores. Desta forma, a obra leva não só a representatividade em sua essência, mas também dá vida e cor aos outros temas tratados na história, como a emancipação das mulheres e estereótipos de gênero.

FICHA TÉCNICA

Título: As sobrinhas animadas e a titia estressada
Autora: Marli Beraldi
Editora: AZ7 Editora
ISBN: 978-65-85244-12-1
Páginas: 28
Preço: R$ 29,90
Onde comprar: AZ7 Editora

Sobre a autora: Marli Beraldi é pedagoga e mestre em Linguística Aplicada pela PUC São Paulo. Formada em Letras, tem especialização em Literatura Contemporânea. Atuou como professora do ensino estadual de São Paulo e como supervisora de ensino concursada. Na literatura, assina o livro Uso de corpus computadorizado na identificação de inovações lexicais da língua portuguesa e participa de diversas antologias poéticas publicadas desde 2021. A obra As Sobrinhas Animadas e a Titia Estressada marca sua estreia na literatura infantil.

Redes sociais: Instagram | Facebook