Paraná registra mais de 8 mil casos de dengue e 7 mortes em uma semana

Paraná Registra Aumento Alarmante de Casos de Dengue e Mortes Relacionadas

Os casos confirmados de dengue no estado do Paraná apresentaram um aumento alarmante de 48% em apenas uma semana, de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Saúde (Sesa). Com um total de 8.441 novos casos notificados, juntamente com sete mortes adicionais pela doença, o estado enfrenta um cenário preocupante em relação à propagação do vírus.

Desde o início do período epidemiológico, iniciado em julho do ano passado, o Paraná registrou um total de 37.516 casos confirmados da doença. Além disso, foram notificadas 111.147 ocorrências, das quais 26.397 permanecem sob investigação. Durante esse período, foram relatadas 15 mortes, enquanto outras 35 estão sob análise.

As Regionais de Saúde mais afetadas pelos casos confirmados de dengue incluem a 16ª RS de Apucarana, com 9.331 casos, seguida pela 14ª RS de Paranavaí (3.379), 17ª RS de Londrina (3.353), 22ª RS de Ivaiporã (3.246) e 10ª RS de Cascavel (3.095). Entre os municípios com maior número de confirmações estão Apucarana (6.707), Londrina (2.718), Ivaiporã (1.841), Maringá (1.755), Paranavaí (1.583), Jandaia do Sul (1.207) e Santa Izabel do Oeste (1.117).

A residente de Cambé, Andrea Potel, expressou sua preocupação com o aumento dos casos de dengue em sua região e criticou a falta de ações efetivas de combate ao mosquito transmissor da doença. Ela ressaltou a importância da prevenção pessoal, incluindo o uso de repelentes e a limpeza constante dos recipientes que possam acumular água parada.

A infectologista Eliana Bicudo destacou a necessidade de uma abordagem abrangente na prevenção da dengue, envolvendo não apenas ações individuais, mas também a responsabilidade coletiva na gestão adequada do lixo doméstico e industrial. Enquanto isso, o estado do Paraná aguarda a chegada das remessas da vacina contra a dengue, priorizada pelo Ministério da Saúde.

É fundamental reconhecer os sinais e sintomas da dengue, que incluem febre, dor no corpo, dor de cabeça, fadiga, dor abdominal, entre outros. A hidratação precoce é crucial no tratamento da doença, destacou a infectologista, enfatizando a importância de procurar atendimento médico em caso de sintomas persistentes.

O aumento significativo de casos de dengue no Paraná destaca a urgência de medidas preventivas e de controle para conter a propagação da doença, garantindo a saúde e o bem-estar da população.