Projeto “Concertos para a Vida” encerra turnê 2025 com saldo emocionante e apresentações em diversas cidades do Paraná

Com um coral formado por cerca de 100 idosos, o projeto emocionou plateias ao levar música, convivência e histórias de vida a oito cidades.

O projeto Concertos para a Vida, realizado pela Associação de Arte e Cultura de Londrina – Corre Cultura, encerra sua turnê de 2025 com um saldo que superou expectativas e emocionou públicos e participantes. Ao longo do ano, a série de concertos reafirmou o poder da música coral como ferramenta de inclusão, cuidado e valorização da pessoa idosa.

Ao todo, foram 10 apresentações gratuitas, realizadas em teatros, praças públicas e centros de convivência, ampliando o acesso à cultura e alcançando diferentes públicos. O projeto passou por cidades do norte e noroeste do Paraná, incluindo Londrina, Rolândia, Cambé, Ibiporã, Arapongas, Apucarana, Maringá e Primeiro de Maio.

Formado por pessoas com 60 anos ou mais, o coral é resultado das aulas gratuitas de canto coral realizadas nos Centros de Convivência do Idoso (CCIs) de Londrina, viabilizadas por meio do Fundo Municipal do Idoso e da Secretaria do Idoso de Londrina. Mais do que apresentações musicais, o Projeto Vozes teve início em 2024 e se consolidou como uma ação contínua de promoção da qualidade de vida, inclusão social, convivência e respeito.

O repertório do espetáculo foi cuidadosamente construído a partir de diferentes momentos da vida e da história dos participantes, com arranjos e produções musicais exclusivas. Entre os destaques, a interpretação da canção “Trem Bala”, da cantora e compositora paranaense Ana Vilela, que emocionou plateias por onde o projeto passou.

“Muito mais que um projeto, esse coral é inclusão, qualidade de vida e respeito”, destaca Marisol Chiesa, secretária da Mulher, do Idoso e de Assistência Social de Londrina.

Para os integrantes do coral, o impacto do projeto vai muito além do palco. A aposentada Maria das Graças Linhares Martins, de 74 anos, relata que o projeto teve papel fundamental em sua vida. “A experiência no projeto foi maravilhosa. Eu estava saindo de uma crise de depressão e, graças ao coral, estou aqui hoje.”

Emoção do começo ao fim

Entre canções, olhares e aplausos, o Concertos para a Vida construiu cenas que ultrapassaram a música e tocaram memórias, afetos e trajetórias de vida.

“As aulas têm feito muito bem pra mim. Agradeço à Itaipu e a todas as outras empresas que ajudaram esse coral. Aqui é só alegria. Eu me emocionei muito em Primeiro de Maio, ver a minha família onde eu nasci me tocou”, revela Gervásio Caprioli, de 71 anos.

Na plateia, não foi diferente. Ao longo de cada apresentação, foi possível perceber que o público também se emocionava.

“Em muitos momentos me emocionei profundamente e não consegui conter as lágrimas. Pensei na minha mãe, nos meus tios e em quantas histórias estão reunidas aqui. Que este projeto toque outros corações pelo Brasil, assim como tocou o meu”, afirma Luciana Manson, secretária de Cultura de Ibiporã.

Ao final da turnê, o sentimento é de missão cumprida e gratidão por todos os encontros ao longo do caminho.

“Chegamos ao final do projeto com o sentimento não só de dever cumprido, mas também de muita gratidão por tudo o que vivemos ao longo dessa turnê. Os relatos dos idosos, o acolhimento de cada cidade e o carinho do público são a nossa maior recompensa. Agradeço imensamente a todos que fizeram esse projeto dar certo”, destaca a coordenadora do projeto e maestrina regente, Rose Andreia Castanho, da Associação Corre Cultura.

Marisol Chiesa, secretária da Mulher, do Idoso e de Assistência Social de Londrina, em apresentação do coral na Biblioteca Pública Municipal de Londrina.
Foto: Laís Araújo/Divulgação/Corre Cultura

A série Concertos para a Vida contou com o patrocínio da Itaipu Binacional, fundamental para viabilizar não apenas as apresentações, mas também outras ações necessárias para a realização do projeto, garantindo estrutura, circulação e acesso gratuito ao público. Mixer Instrumentos Musicais, Londrina Norte Shopping, Secretaria do Idoso de Londrina, Conselho Municipal da Pessoa Idosa e Arteando Projetos Artísticos também apoiaram as apresentações.

Com um coral estruturado de forma profissional e uma proposta artística sensível e potente, o Concertos para a Vida encerra 2025 reafirmando que envelhecer também é viver novas experiências, ocupar espaços e transformar vidas por meio da arte.

Conheça o projeto e reveja as apresentações nas redes sociais do Corre Cultura @correcultura.

Laís Araújo
Assessora de Imprensa
(43) 9.9680-8273