Projeto da Cia A Hora da História incentiva a leitura com contação de histórias e outras ações no Bixiga

Em setembro, aos domingos, o projeto No Bixiga tem Leitura oferece gratuitamente atividades para aproximar o público dos livros e suas narrativas 

As ações acontecem nos dias 04, 11, 18 e 25 de setembro: das 11h às 14h, com a banca de livros e a mediação de leitura; e das 14h às 15h, a contação de histórias ou bate-papo com autor, com a Cia A Hora da História e convidados 

 

No projeto No Bixiga tem Leitura, a Cia A Hora da História, dirigida pelas atrizes e idealizadoras, Camila Cassis e Natália Grisi, leva contação de histórias, conversas com autores, disponibilização de acervo literário e mediação de leitura, todos os domingos, no espaço público da Praça Dom Orione, onde acontece a Feira de Antiguidades que atrai a circulação dos moradores do bairro e de outras regiões da cidade, e conta com diferentes grupos e autores ao longo do tempo.

“A ideia é levar a literatura para todos os públicos, resgatar a linguagem oral, promover o fácil acesso a livros, o contato com diferentes contadores de histórias e autores, e o resgate da cultura popular brasileira e de importantes autores do mundo todo”, revelam as atrizes. Elas ressaltam que o evento tem também livros com acessibilidade em Braille e está previsto atuação de intérprete de libras em dois dias de evento na praça Dom Orione.

Os encontros artísticos acontecem nos dias 04, 11, 18 e 25 de setembro. Além das narradoras da Cia A Hora da História, Camila Cassis e Natália Grisi, este mês o autor Paulo Netho conta uma história e lança seu livro O monstro medroso.

Proseadeiras

 

Nos dias 04 e 18 deste mês, Camila Cassis e Natália Grisi, também apresentam a contação itinerante Proseadeiras, na Vila Itororó. As duas atrizes usam figurinos que lembram ilustrações de livros e narram breves histórias para adultos e crianças, em um projeto que une literatura, música, artes cênicas e artes plásticas.

Com duração de até 5 minutos e com uma grande mala – feita também com acabamento em papel -, as artistas usam objetos e adereços para narrar, para todo tipo de público, pequenos contos populares e de autores brasileiros como Machado de Assis, Clarice Lispector, Stanislaw Ponte Preta, Marina Colasanti, entre outros.

Confira a programação do mês de setembro:

SETEMBRO

04/09 – ARROZ, FEIJÃO, HISTÓRIA E MACARRÃO! / CIA A HORA DA HISTÓRIA

Imagine uma cesta cheia de coisas gostosas: pães, frutas, verduras, bolos, sucos, tortas, cereais… Humm, só de pensar já dá uma fominha! E se cada alimento ainda trouxesse sua história? É esse o grande jogo que vai acontecer no Arroz, Feijão, História e Macarrão!. Uma apresentação que une história, poesia e comida, e que fala sobre alimentação. Ah, não podia dar uma mistura melhor. E na receita, ainda tem muita brincadeira, música, interação, curiosidades sobre alimentos. Com a Cia A Hora da História. Apresentação com interpretação de libras.

11/09 – CONTOS DA ÁFRICA E DO BRASIL / CIA A HORA DA HISTÓRIA

Uma contação de histórias que traz contos apresentados com o uso de recursos cênicos, interação com o público e música ao vivo. A apresentação traz referências da cultura afro-brasileira, contos com personagens negros, com situações que falam sobre discriminação e inclusão, ou mesmo, fábulas e histórias tradicionais de países africanos como Nigéria e Gana. Com a Cia A Hora da História.

18/09 – HISTÓRIAS PRA CANTAR, MÚSICAS PRA BRINCAR / CIA A HORA DA HISTÓRIA

É uma atividade voltada ao público infantil, e que une diferentes linguagens artísticas e resulta num misto de história, música e brincadeira. Nesta apresentação super interativa, o público participante é convidado a cantar, se desafiar e imaginar, ouvindo histórias cantadas e jogando brincadeiras musicais. Trava-línguas, parlendas e poesias também completam a atividade. A proposta é uma vivência que une características de uma sessão de contação de histórias às de um momento de brincadeiras e vivência musical. O público tem uma participação ativa no desenrolar da apresentação: a música é nosso percurso e a brincadeira é o nosso fim! Com a Cia A Hora da História.

25/09 – PAULO NETHO

O poeta e escritor Paulo Netho estará no projeto para bater-papo com os frequentadores da praça Dom Orione e moradores do Bixiga. Além disso, o autor lançará o seu mais novo livro: O monstro medroso. Entre curiosidades de sua vida, poesias e histórias, nessa conversa porosa com Paulo Netho, o público vai conhecer outras obras do poeta osasquense como: Bolinho de chuva e outras miudezas; Como assim?! e Conversinhas. Todos os seus livros são destinados ao público infantojuvenil.

No Bixiga tem Leitura
Aos domingos (de 04 a 25/09/2022)
das 11h às 14h mediação de leitura e disponibilização de acervo para livre leitura

às 14h – ações artísticas
Local:  Praça Dom Orione, Bixiga

Proseadeiras

Dias: 04 e 18 de setembro, 16h30.

Local: Vila Itororó: R. Maestro Cardim, 60 – Bela Vista | Telefone(11) 3253-0187

Livre | Grátis

FICHA TÉCNICA

Contadoras de Histórias:

Cia A Hora da História: Camila Cassis e Natália Grisi

Autores:

Paulo Netho

Mediadora de Leitura: Magê Blanques

Produtor: Wilson Mandri

Ambientação: Diego Dac

Cenotécnico: Roberto Tomasim

Produção executiva: Marcia Rocha

Realização e Idealização: Cia A Hora da História

Informações para a imprensa:

Canal Aberto Assessoria de Imprensa

Márcia Marques – marcia@canalaberto.com.br – 11 99126 0425

Daniele Valério – daniele@canalaberto.com.br – 11 98435 6614

Flávia Fontes – flaviafontes@canalaberto.com.br – 11 9 8187 8462

Projeto viabilizado através do EDITAL DE APOIO A PROJETOS CULTURAIS DESCENTRALIZADOS DE MÚLTIPLAS LINGUAGENS, Secretaria Municipal de Cultura.