Jornalista Regina Valente lança Carta para Minha Mãe, livro em que conta uma história real entre mãe e filha

Em um livro marcante, a jornalista e escritora  fala sobre suas tristezas, angústias e conflitos com sua mãe e mostra caminhos para a compreensão e o perdão nessa relação

São Paulo, setembro de 2023 – Escrito durante a pandemia, entre 2020 e 2021, o novo livro da jornalista Regina Valente, Carta para Minha Mãe (edições Besouro Box, Porto Alegre), conta uma história real de conflitos entre mãe e filha. O livro mostra todas as dificuldades de relacionamento, mágoas e a busca pelo perdão e redenção ao longo de 39 anos – idade da autora em 2019, quando sua mãe faleceu, em decorrência de complicações causadas pelo tabagismo e mal de Alzheimer.

A história começa com o duro (mas necessário) relato sobre os momentos que precederam a morte da mãe. Regina relata, com coragem e simplicidade, o desgastante processo que mexeu com sua estrutura emocional, mental e espiritual, em decorrência da evolução das doenças que acometeram a mãe.

Ao longo das 136 páginas do livro, a autora perpassa partes importantes de sua experiência e traz uma importante reflexão: mesmo com os episódios de agressividade da mãe, que sofria de problemas mentais e emocionais severos, a jornalista nunca desistiu de reconstruir a relação com e sempre acreditou na força do amor que as unia. Mais do que um relato pessoal, Carta para Minha Mãe traz a visão autêntica, sensível e profunda de uma garota que cresceu em uma estrutura familiar muito comum nas casas brasileiras: filha de mãe solteira de pai desconhecido, Regina foi criada pela avó, com o apoio da tia, em um ambiente dominado por mulheres e poucas referências masculinas.

O livro nasceu durante a pandemia e o isolamento social, quando a jornalista se viu em um momento emocional frágil. “Ainda estava processando o luto e sofrendo pela pandemia. Ficava sozinha em casa, só trabalhando, no ambiente em que morava com minha mãe. Era muito triste”, relembra Regina, que viu, nas palavras, uma oportunidade de colocar a dor para fora. “Comecei a escrever para aliviar a angústia que sentia naquele momento tão difícil. Quando me dei conta, vi que aquele conteúdo poderia se tornar público e, quem sabe, tocar mais corações”, relata a jornalista.

A partir daí, páginas de histórias e emoções foram tomando forma, trazendo passagens importantes da vida da autora – nem sempre felizes, mas sempre marcantes e repletas de reflexão. “É uma história real, de pessoas reais, com suas desavenças e mágoas, mas mostra que, no final, o perdão é possível, se tiver afeto e vontade. Espero que minha vivência possa inspirar mais filhos e mães a resgatar o amor verdadeiro”, finaliza Regina.

O livro está à venda no site da Besouro Box, nas principais livrarias (físicas e online) e marketplaces do Brasil.

Sobre a autora

Regina Valente é jornalista e tem mais de 25 anos de experiência em comunicação e imprensa, com passagens por grandes veículos como Estadão e publicações das editoras Globo e Abril. Na comunicação corporativa, tem grande vivência com clientes de diferentes segmentos com atendimento e gestão de comunicação de contas como Nestlé, TecBan, Veloe, Pirelli, Microsoft, Deutsche Bank, Andrade Gutierrez, além de startups, fintechs e empresas da nova economia. Graduada pela PUC-SP, com especialização em Comunicação Empresarial pela Universidade Metodista de São Paulo, Regina atualmente é head de PR na agência Pub, do Grupo Nexcom, de São Paulo.